Doenças do Baço

Esplenectomia

A esplenectomia é um procedimento cirúrgico para remover o baço. O baço é um órgão que fica sob a caixa torácica no lado superior esquerdo do abdômen. Ajuda a combater infecções e filtra material desnecessário, como células sanguíneas velhas ou danificadas, do seu sangue.

A razão mais comum para a esplenectomia é tratar um baço rompido, que geralmente é causado por um trauma abdominal. A esplenectomia também pode ser necessária para tratar outras condições, incluindo um baço aumentado que está causando desconforto (esplenomegalia), alguns distúrbios sanguíneos, certos tipos de câncer, infecção e cistos ou tumores não malignos.

A esplenectomia é mais comumente realizada por método minimante invasivo, proporcionando recuperação mais rápida, menos desconforto e melhor resultado estético.

A esplenectomia é usada para tratar uma ampla variedade de doenças e condições. Pode ser indicada a esplenectomia em uma das seguintes situações:

Ruptura do Baço

 Se o baço romper devido a um trauma abdominal o resultado pode ser uma hemorragia interna com risco de vida.

Esplenomegalia (Baço aumentado)

A esplenectomia pode ser feita para aliviar os sintomas de um baço aumentado, que incluem dor e sensação de plenitude.

Doenças Sanguíneas

As doenças do sangue que podem ser tratadas com esplenectomia incluem púrpura trombocitopênica idiopática, policitemia vera e talassemia. Nestes casos, a esplenectomia geralmente é realizada somente depois que outros tratamentos com medicamentos não conseguiram reduzir os sintomas desses distúrbios.

Doenças Malignas

Os cânceres que podem ser tratados com esplenectomia incluem leucemia linfocítica crônica, linfoma de Hodgkin e linfoma não-Hodgkin.

Infecção

Uma infecção grave ou o desenvolvimento de uma grande coleção de pus (abscesso) no baço pode exigir a esplenectomia.

Cisto ou Tumor

Cistos benignos ou tumores dentro do baço são raros e podem exigir esplenectomia.

Vida sem baço

Após a esplenectomia, outros órgãos do corpo assumem a maioria das funções anteriormente desempenhadas pelo baço. Porém existe o risco maior de contrair infecções. Este risco é maior logo após a cirurgia. 

Para reduzir o risco de infecção, recomendamos vacinação contra pneumonia, influenza, Haemophilus influenzae e meningococos.

Contatos

consultorioenne@gmail.com
(21) 99713-3636

Endereço

Centro Médico Especializado Samaritano
Rua Farme de Amoedo, 86
Ipanema, RJ