Transplante de Fígado em Crianças

Um transplante de fígado pediátrico é uma operação realizada para substituir o fígado doente ou com defeito de uma criança por um saudável de outra pessoa. O fígado pode vir de um doador de órgãos falecido ou de um membro da família que esteja disposto a doar uma parte de seu fígado e seja um candidato adequado.

Os doadores de órgãos falecidos são adultos ou crianças que ficaram gravemente doentes ou feridos e foram declarados com morte cerebral.

O Transplante pode ser um fígado inteiro ou apenas segmentos parciais. Se um fígado adulto estiver disponível e for adequado para dois receptores (uma criança e um adulto) na lista de espera, o fígado do doador pode ser dividido em dois e cada parte transplantada. Isso é chamado de transplante de fígado dividido ou “SPLIT”. Se um bebê ou criança receber um fígado dividido, o segmento do fígado terá o tamanho certo para o receptor, mesmo que seja apenas parte de um fígado de tamanho adulto.

 Um membro da família ou ente querido também pode doar uma parte de seu fígado. Isso é chamado de transplante de doador vivo ou INTERVIVOS. Aqueles que doam uma porção de seus fígados podem viver uma vida saudável com o restante do fígado.

As crianças precisam de transplantes de fígado porque têm uma doença ou condição que danificou o fígado ou fez com que ele funcionasse incorretamente. Em casos raros, doenças genéticas que não causam lesão hepática, mas prejudicam outros órgãos, podem ser corrigidas com transplantes de fígado. Algumas crianças precisam de transplante de fígado para remover grandes tumores que não podem ser removidos sem retirar todo o fígado.

As indicações mais comuns de transplante de fígado em crianças são:

ATRESIA DE BILIAR: Uma doença na qual os ductos biliares estão obstruídos, impedindo a passagem da bile do fígado para os intestinos. É a razão mais comum pela qual as crianças precisam de um transplante de fígado.

SÍNDROME DE ALAGILLE: Um distúrbio genético que geralmente afeta o fígado (entre outros órgãos), fazendo com que os ductos biliares se estreitem ou falhem.

COLANGITE ESCLEROSANTE PRIMÁRIA: uma doença na qual os ductos biliares se estreitam devido à inflamação e cicatrização.

HEPATOBLASTOMA: um tumor maligno raro que pode ser grande o bastante para ser retirado parcialmente, ou envolver importantes vasos do órgão, e assim necessitar a retirada de todo o órgão. se espalhar para outras partes do corpo.

INSUFICIÊNCIA HEPÁTICA AGUDA: A perda súbita da função hepática ocorre quando uma grande parte do fígado é danificada, geralmente como resultado de um vírus ou medicamento. Nestes casos os Transplantes são indicados de urgência.

ALGUNS DISTÚRBIOS GENÉTICOS:

  • Deficiência de alfa-1-antitripsina: uma doença hereditária que pode causar hepatite e insuficiência hepática.
  • Tirosinemia: uma condição genética associada a doença hepática grave em bebês.
  • Doença de Wilson: um distúrbio hereditário no qual o cobre se acumula no fígado e no sistema nervoso, causando doenças graves no fígado e em outros órgãos, que podem ser curadas por transplante de fígado.

A cirurgia do transplante

A cirurgia geralmente dura de quatro a oito horas, mas isso pode variar consideravelmente de acordo com o tamanho da criança, se ela teve ou não cirurgia anterior e outros fatores. Durante toda a cirurgia, uma enfermeira da sala de cirurgia ou outro membro da equipe de transplante o atualizará OS PAIS regularmente – geralmente pelo menos uma vez por hora – sobre o progresso da cirurgia.

A equipe do centro cirúrgico é composta por cirurgiões, anestesiologistas, enfermeiros e técnicos. A equipe da sala de cirurgia chamará a criança uma hora antes da cirurgia de transplante de fígado, para que o anestesista e as enfermeiras possam prepará-lo para a operação. Através da linha intravenosa medicações vão para ajudá-lo a dormir. Uma vez que ele está dormindo, a equipe irá inserir linhas intravenosas adicionais e uma linha arterial, bem como uma linha central inserida em um cateter em veia do pescoço. O sangue pode ser retirado deste cateter que poderá permanecer no local durante quase toda a internação no hospital.

Na sala de cirurgia

A cirurgia de transplante de fígado geralmente dura de quatro a oito horas, mas isso pode variar consideravelmente de acordo com o tamanho da criança, se ela teve ou não cirurgia anterior e outros fatores. Durante toda a cirurgia, uma enfermeira da sala de cirurgia ou outro membro da equipe de transplante o atualizará regularmente – geralmente pelo menos uma vez por hora – sobre o progresso da cirurgia.

A equipe do centro cirúrgico é composta por cirurgiões pediátricos, anestesiologistas, enfermeiros e técnicos. A equipe da sala de cirurgia chamará seu filho uma hora antes da cirurgia de transplante de fígado, para que o anestesista e as enfermeiras possam preparar seu filho para a operação. Eles darão medicação ao seu filho através da linha intravenosa para ajudá-lo a dormir. Uma vez que ele está dormindo, a equipe irá inserir linhas intravenosas adicionais e uma linha arterial, bem como uma linha central inserida em uma grande veia do pescoço.  Esta linha e pode permanecer no local durante quase toda a internação no hospital.

Na Cirurgia será removido o fígado doente (será enviado ao laboratório para exame), depois o fígado saudável será conectado aos vasos sanguíneos no lugar. Quando todos os vasos estiverem conectados, o sangue fluirá ao novo fígado que ficará rosado e começará a funcionar imediatamente.

Em seguida, conectamos os ductos biliares. Em crianças muito pequenas, ou que possuírem cirurgia de Kasai prévia, a via biliar é conectada ao pedaço de intestino. Isso permite que a bile seja drenada do fígado. Caso contrário, conectamos os ductos biliares entre si. Durante toda a operação, poderá ser necessária transfusão sanguínea.

Assim que o procedimento for concluído, a criança será transferida para a Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica.

Recuperação na unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP)

O tempo médio de permanência após o transplante é de aproximadamente sete a 10 dias para crianças maiores e mais saudáveis ​​e de 4 a 8 semanas para bebês.

Quando a criança chegar na UTIP, as enfermeiras e os médicos pedirão que você espere um pouco para ver seu filho para que eles possam acomodá-lo.

A UTIP é um local movimentado com diversos tipos de equipamentos, alarmes e sons. Seu filho pode estar conectado a alguns equipamentos e você pode achar tudo um pouco estranho. Toda essa tecnologia está ajudando seu filho.

   Vários procedimentos que são realizados na UTIP:

  • Monitores que verificam a frequência cardíaca, frequência respiratória, pressão arterial e saturação de oxigênio
  • Um tubo endotraqueal (TOT), que foi colocado na traqueia durante a operação e conectado a um ventilador para ajudá-lo a respirar. Seu filho não poderá falar, comer ou beber com o tubo TOT colocado. Os médicos removerão o tubo TOT quando seu filho não precisar mais de ajuda para respirar
  • Um curativo abdominal sobre a incisão. Isso será removido no primeiro dia para realização de ultrassonografia. A incisão pode ser fechada com grampos cirúrgicos ou às vezes com pontos
  • Um tubo nasogástrico, que passa pelo nariz e entra no estômago, para ajudar a drenar as secreções do estômago
  • Dois ou mais drenos estarão colocados no abdômen do para ajudar a remover liquidos extras do local da cirurgia
  • Um cateter de Foley para drenar a urina da bexiga
  • Várias linhas intravenosas para fornecer alívio da dor, antibióticos e outros medicamentos e fluidos
  • Uma linha arterial para monitorar a pressão arterial e fornecer amostras de sangue. Ele será removido antes que seu filho seja transferido da UTIP para uma unidade cirúrgica
  • Uma linha central – um cateter flexível inserido em uma veia grande – para administrar fluidos e medicamentos e, se necessário, fornecer amostras de sangue
  • Alguns desses tubos e linhas serão removidos quando seu filho for transferido para o quarto; outros podem ficar mais tempo. Se você tiver alguma dúvida, não deixe de perguntar durante todo o período do pós operatório

    Seu filho também será monitorado de perto com estudos e testes de rotina, como:

  • Radiografias de tórax para avaliar os pulmões do seu filho
  • Exames de sangue, feitos diariamente durante toda a internação, principalmente para verificar níveis elevados de enzimas, que podem indicar rejeição ou problemas nas vias biliares
  • Quando seu filho estiver clinicamente estável e não precisar de monitoramento frequente, ele será transferido da UTIP para um quarto, onde as enfermeiras continuarão cuidando dele e avaliando sua recuperação
  • Assim que seu filho for transferido para um quarto, o ambiente ficará mais descontraído, pois os pacientes não precisam mais do monitoramento contínuo que precisavam na UTIP. No entanto, os médicos e enfermeiras de seu filho continuarão monitorando seus sinais vitais


    Você também pode desempenhar um papel importante para ajudar a recuperação de seu filho a ocorrer sem problemas. Você pode ajudar seu filho com:

  • Caminhar, que ajuda a construir força, estimula o sistema gastrointestinal e estimula os movimentos intestinais. Leve seu filho para passear pela sala e corredor; você notará que ele se torna mais ativo a cada dia que passa

  • Tosse e exercícios de respiração profunda, o que ajuda a evitar o acúmulo de líquido nos pulmões

  • Comer, que fornece as calorias que seu filho precisa para se curar e crescer após a cirurgia. Quando seu filho tiver permissão para comer, ele fará uma transição gradual de líquidos claros para alimentos sólidos. É importante que seu filho coma refeições bem balanceadas, então um nutricionista irá se reunir com você para ajudá-lo a desenvolver um bom plano de dieta. Se ele não pode comer o suficiente para obter uma nutrição adequada, seu filho pode receber suplementos nutricionais por meio de uma sonda nasogástrica ou intravenosa
  • Relaxamento e brincadeiras são uma parte importante da recuperação física e emocional do seu filho. Ajudaremos seu filho a encontrar brinquedos, jogos e vídeos para brincar durante o período de recuperação

Contatos

consultorioenne@gmail.com
(21) 99713-3636

Endereço

Centro Médico Especializado Samaritano
Rua Farme de Amoedo, 86
Ipanema, RJ