Cistos Pancreáticos

Os cistos pancreáticos são diagnosticados com mais frequência do que no passado porque os métodos de imagem atuais os encontram mais facilmente. Muitos cistos pancreáticos são encontrados durante exames abdominais para outros problemas.

Depois de obter um histórico médico e realizar um exame físico, podemos recomendar novos adicionais exames de imagem para ajudar no diagnóstico e no planejamento do tratamento.

Os exames incluem:

  •  Ressonância magnética: Este exame pode destacar detalhes sutis de um cisto pancreático tais como presença de parte sólida, septos ou dilatação do ducto pancreático principal. Estas características podem sugerir se o cisto possui algum componente com risco maior de câncer.
  • Colangiopancreatografia por ressonância magnética (CPRM): A CPRM é considerada o exame de imagem de escolha para monitorar um cisto pancreático. Este tipo de imagem é especialmente útil para acompanhamento a longo prazo dos cistos.
  • Ultrassonografia endoscópica: Este teste, como uma ressonância magnética, pode fornecer uma imagem detalhada do cisto. Além disso, o fluido pode ser coletado do cisto para análise em laboratório para possíveis sinais de câncer.

Os diferentes tipos de cistos pancreáticos

As características dos exames de imagem, juntamente com exames de sangue, ajudam a determinar o tipo de cisto que você tem:

  • Pseudocistos: São benignos e geralmente são causados por pancreatite. Pseudocistos pancreáticos também podem ser causados por trauma.

  • Cistoadenomas Serosos: São benignos e podem se tornar grandes o suficiente para deslocar órgãos próximos, causando dor abdominal e sensação de plenitude.
  • Neoplasias Císticas Mucinosas: Geralmente estão situadas no corpo ou cauda do pâncreas e quase sempre ocorrem em mulheres, mais frequentemente em mulheres de meia-idade. O cistoadenoma mucinoso é pré-maligno, o que significa que pode se tornar câncer se não for tratado. Cistos maiores já podem ser malignos quando encontrados.

     

  • Neoplasias Mucinosas Papilar Intraductal (IPMN): O IPMN pode ser pré-maligno ou já ser diagnosticado quando malignos. É um crescimento no ducto pancreático principal ou em um de seus ramos laterais. Pode ocorrer em homens e mulheres com mais de 50 anos. Dependendo de sua localização e de outros fatores tais como crescimento, dilatação do ducto pancreático principal ou presença de sinais e sintomas o IPMN pode exigir a remoção cirúrgica. A maioria dos casos irá exigir acompanhamento regular com exame de ressonância.
  • Neoplasias Pseudopapilares Sólidas: Geralmente estão situadas no corpo ou cauda do pâncreas e ocorrem mais frequentemente em mulheres com menos de 35 anos. São raros, em alguns casos são malignos.

Tumor Neuroendócrino

São principalmente sólidos, mas pode ter componentes semelhantes a cistos. Eles podem ser confundidos com outros cistos pancreáticos e podem ser pré-malignos ou já malignos.

Devido a grande variedade de Cisto pancreáticos, que apresentam comportamento e tratamento muito diferentes, é muito importante a consulta e acompanhamento com Equipe especializada e com experiência com pâncreas. Muitos casos necessitam apenas acompanhamento regular, enquanto outros necessitam cirurgias minimamente invasivas ou por método convencional.

    Contatos

    consultorioenne@gmail.com
    (21) 99713-3636

    Endereço

    Centro Médico Especializado Samaritano
    Rua Farme de Amoedo, 86
    Ipanema, RJ