Doenças da Vesícula Biliar
A vesícula biliar é um pequeno “depósito” de bile. Localizada aderida a superfície inferior do fígado, contém 20 a 50ml de bile. A principal função dela é armazenar a bile produzida pelo fígado. Após a alimentação, a vesícula se contrai liberando bile ao intestino, para que esta entre em contato com o alimento ingerido, A bile é necessária para auxílio na digestão e absorção de gorduras ingeridas e também na absorção de algumas vitaminas. As principais doenças da vesícula são a formação de Cálculos biliares (hyperlink). Os Cálculos estão associados, na maioria das vezes, nas outras duas doenças da Vesícula: A Colecistite (inflamação da vesícula) e o Câncer de vesícula. A Vesícula também pode ser local de Pólipos, estes podem ser benignos ou malignos.
Os sinais e sintomas de uma enfermidade na vesícula
Muitas pessoas com pedras na vesícula não apresentam sintomas e nem sequer sabem desta condição. Às vezes, descobrem estes cálculos quando estão investigando alguma outra patologia.
Para aqueles que apresentam sintomas, geralmente observa-se:
- Intolerância quando ingerem alimentos gordurosos como frituras, gema de ovo, empadas, carnes gordurosas etc.
- Mal-estar e dor de cabeça podem estar presentes.
- Nos quadros mais agudos, há uma dor abdominal intensa, constante, no lado direito do abdome abaixo da costela, próximo ao estômago ou nas costas. A dor é forte, súbita e localizada.
- Náuseas, vômitos acompanham com frequência a dor abdominal.
Colicistite Aguda
Em mais de 95 % dos casos de inflamação aguda da vesicular a causa principal são os cálculos biliares. Em casos raros, a inflamação é causada por uma infecção bacteriana na ausência de cálculos.
A inflamação aguda da vesícula biliar sem a presença de cálculos (Colecistite Acalculosa) é uma doença grave. Normalmente ocorre em pacientes com outras infecções, com quadros graves, frequentemente internados em CTI, particularmente em pacientes que recebem alimentação prolongada por via endovenosa. Nestes casos o tratamento cirúrgico quase sempre é instituído.
Tratamento
O tratamento adequado inclui internação hospitalar imediata com administração de líquidos e eletrólitos por via intravenosa, além de jejum absoluto. Habitualmente, administram-se antibióticos e o tratamento cirúrgico deve ocorrer dentro das primeiras 24 a 48 horas da internação.
Câncer da Vesícula Biliar
Normalmente, o câncer de vesícula biliar não provoca qualquer tipo de sintoma ou sinal. Muitas vezes quando existem manifestações esta são semelhantes ao quadro dos cálculos biliares. Em muitos casos é diagnosticado em fases avançadas já apresentando icterícia.
Nas fases iniciais o câncer de vesícula tem cura com cirurgia e em alguns casos quimio e radioterapia.
Diagnóstico do Câncer de Vesícula
O diagnóstico de câncer de vesicular e realizado com o auxílio de métodos de imagem (Hyperlink) como ultrassonografia, tomografia computadorizada ou ressonância magnética. Além disso, também são realizados exames de sangue para identificar marcadores tumorais, que são substâncias detectadas em casos de câncer. Entretanto, muitos pacientes recebem o diagnostico durante a realização da retirada da vesicular ou descobertas na análise da mesma no pós-operatório (Exame de Patologia).
Tratamento
Em estágio inicial somente a retirada da vesícula já é suficiente para curar. Em estágios mais avançados são necessárias cirurgias adicionais com retirada de alguns segmentos do fígado (hiperlink) e dos linfonodos (gânglios) da região próxima.
Contatos
consultorioenne@gmail.com
(21) 99713-3636
Endereço
Centro Médico Especializado Samaritano
Rua Farme de Amoedo, 86
Ipanema, RJ