Especialidades
CÂNCER
DO INTESTINO
Cirurgia minimamente invasiva
Cistos
hepáticos
cistos
pancreáticos
doenças da
vesícula biliar
doenças
do baço
gist
hérnia
inguinal
transplante
de fígado
transplante
de fígado
em crianças
transplante
intervivos
tumores
benignos
do fígado
tumores
malignos
do fígado
tumores
do pâncreas
tumores da
supra renal
tumores das
vias biliares
Câncer do Intestino
O câncer do intestino grosso é um dos tumores com maior incidência em todo o mundo. No Brasil é o segundo tumor mais incidente em mulheres e o terceiro em homens.
Cirurgia Minimamente Invasiva
A cirurgia minimamente invasiva tem como objetivo a máxima preservação da anatomia com a mínima agressão ao paciente.
Cistos Hepáticos
Cistos isolados do fígado costumam ser detectados incidentalmente em ultrassonografia abdominal ou tomografia. Em geral, são assintomáticos e não têm qualquer significado clínico.
Cistos Pancreáticos
Os cistos pancreáticos são diagnosticados com mais frequência do que no passado porque os métodos de imagem atuais os encontram mais facilmente. Muitos cistos pancreáticos são encontrados durante exames abdominais para outros problemas.
Doenças da Vesícula Biliar
A vesícula biliar é um pequeno “depósito” de bile. Localizada aderida a superfície inferior do fígado, contém 20 a 50ml de bile. A principal função dela é armazenar a bile produzida pelo fígado.
Doenças do Baço
A esplenectomia é um procedimento cirúrgico para remover o baço. O baço é um órgão que fica sob a caixa torácica no lado superior esquerdo do abdômen. Ajuda a combater infecções e filtra material desnecessário, como células sanguíneas velhas ou danificadas, do seu sangue.
GIST
GIST, da sigla em inglês gastrointestinal stromal tumors, é um tumor raro, com aumento de incidência recente. Inicia-se na parede dos órgãos, junto às camadas musculares do tubo gastrointestinal.
Hérnia Inguinal
Hérnia é qualquer protrusão ou deslocamento do conteúdo abdominal por um orifício natural ou acidental. Esse tipo de hérnia, mais comum em homens na idade adulta, ocorre pela insinuação dos órgãos abdominais, como o intestino, por um orifício natural na região da virilha.
Transplante de Fígado
O transplante de fígado é geralmente realizado com o fígado de um doador com grupo sanguíneo compatível. Este órgão pode ser proveniente de um doador cadáver de tamanho compatível ou de um doador adulto do qual se retira apenas parte do fígado. Doador cadáver são indivíduos com morte encefálica.
Transplante de Fígado em Crianças
Um transplante de fígado pediátrico é uma operação realizada para substituir o fígado doente ou com defeito de uma criança por um saudável de outra pessoa. O fígado pode vir de um doador de órgãos falecido ou de um membro da família que esteja disposto a doar uma parte de seu fígado e seja um candidato adequado.
Transplante Intervivos
Quando se realiza um transplante com doador vivo, obtém-se um índice de sobrevida semelhante ao obtido quando se utiliza um enxerto hepático proveniente de doador cadáver.
Tumores Benignos do Fígado
Estes tumores geralmente são detectados quando uma pessoa foi submetida a uma ecografia ou a uma tomografia axial computadorizada (TAC).
Tumores Malignos do Fígado
Os tumores primários do fígado são o hepatocarcinoma ou carcinoma hepatocelular (tumor maligno primário mais freqüente que ocorre em mais de 80% dos casos), o colangiocarcinoma intrahepático, angiossarcoma (tumores vasculares) e, na criança, o hepatoblastoma. O colangiocarcinoma é responsável por 5% dos casos de tumor primário do fígado e ocorre geralmente entre a 6ª e 7ª década de vida ocorrendo um aumento da incidência nos últimos anos.
Tumores da Supra Renal
A avaliação cirúrgica e o tratamento de tumores adrenais podem ser complexos e incluem a aplicação de imagens diagnósticas apropriadas e avaliação hormonal endócrina. Os avanços no diagnóstico por imagem têm facilitado detecção precoce diagnóstico adequado quanto a indicação de tratamento cirúrgico ou simples observação e acompanhamento.
Tumores das Vias Biliares
O colangiocarcinoma é um tipo de câncer que se forma nos tubos finos (ductos biliares) que transportam a bile. Os ductos biliares conectam o fígado à vesícula biliar e ao duodeno.
Tumores do Pâncreas
O pâncreas é uma glândula do aparelho digestivo, localizada na parte superior do abdômen, próximo ao fígado, em íntimo contato com as vias biliares. É responsável pela produção de enzimas que atuam na digestão, e pela produção de hormônios, entre eles a insulina (hormônio responsável pela diminuição do nível de glicose no sangue).
Informações Úteis
Anestesia
Anestesia é um estado de total ausência de dor e outras sensações durante o período de um procedimento cirúrgico ou exame diagnóstico.
Biópsias Hepáticas
A biópsia hepática é, na maioria das vezes, o teste mais específico para se avaliar a natureza e a gravidade da doença hepática. Existem várias formas de se o realizar uma biópsia do fígado.
Cirurgia do Doador
A cirurgia de retirada do enxerto é uma cirurgia de grande porte. A experiência acumulada com a cirurgia do fígado e o desenvolvimento tecnológico da medicina permitiram diminuir ao máximo o risco de tal procedimento.
Cirurgia do Receptor
O transplante hepático é a única possibilidade de cura completa e reabilitação para doentes com afecções do tipo da que acomete os receptores. Os resultados de sobrevida e qualidade de vida após o transplante são, em geral, excelentes. Entretanto, o transplante é um procedimento cirúrgico complexo, implicando riscos, inclusive com a possibilidade de óbito.
Diagnóstico por Imagem
De um modo geral os métodos de imagem devem excluir a presença de extensão extra-hepática da doença, invasão vascular, invasão linfonodal e determinar tamanho e número do(s) tumor(es), além de precisar a localização anatômica da parte do fígado acometida.
O que é Cálculo Biliar
Cálculos biliares são depósitos duros como rocha que se formam dentro da vesícula biliar. Os cálculos biliares variam em tamanho, podendo ser milimétricos ou com alguns centímetros, únicos ou múltiplos. Alguns fatores podem aumentar o risco de formação de cálculos no interior da vesícula biliar.
Sistema de Ablação por Rádio Frequência
O Sistema de Ablação por Radiofrequência utilizado atualmente já existe desde 1997. A Ablação por Radiofrequência (ARF) é um tipo de tratamento térmico para a destruição local do tumor.
Uso de Anabolizantes e o Câncer de Fígado
Anabolizantes são hormônios sintéticos fabricados a partir da testosterona, hormônio sexual masculino, podem ser utilizados por via oral (comprimidos ou cápsulas) ou injetados nos músculos.
Contatos
consultorioenne@gmail.com
(21) 99713-3636
Endereço
Centro Médico Especializado Samaritano
Rua Farme de Amoedo, 86
Ipanema, RJ