Sistema de Ablação por Radiofrequência

O Sistema de Ablação por Radiofrequência utilizado atualmente já existe desde 1997. A Ablação por Radiofrequência (ARF) é um tipo de tratamento térmico para a destruição local do tumor.

Como ocorre a destruição do tumor?
A técnica utilizada produz aquecimento progressivo do tecido tumoral, através de corrente alternada. Esta corrente induz a estimulação e agitação iônica do tecido, com produção de calor e necrose por coagulação, procedimento semelhante ao existente nos bisturis elétricos usados no centro cirúrgico.

Como a corrente da radiofrequência alcança o interior do tecido tumoral?
Será introduzido no interior do tecido uma agulha com aros regularmente espaçados para fora, produzindo um formato típico de “guarda-chuva”. Este tipo de agulha produz uma lesão térmica uniforme com dimensão esférica de até 4cm.

Como é disposta a agulha e monitorizado o procedimento?
A agulha pode ser introduzida através da pele (percutânea) ou através de cirurgia convencional, este procedimento é guiado com o auxílio da Ultrassonografia ou tomografia.

Por que esta tecnologia de aquecimento por ARF é diferente?
Em contraste com outros tipos de tratamento térmicos, o Sistema de ARF oi projetado para detectar as alterações de impedância do tecido tumoral. Isto quer dizer que a aplicação de energia é controlada de acordo com a necrose do tecido. Com o aumento da necrose a aplicação de energia é modulada, produzindo uma lesão térmica uniforme. Ao atingir o máximo de impedância daquele tecido o aparelho encerra o procedimento.

Contatos

consultorioenne@gmail.com
(21) 99713-3636

Endereço

Centro Médico Especializado Samaritano
Rua Farme de Amoedo, 86
Ipanema, RJ